sexta-feira, 18 de março de 2011

Mítico-Mágico


O pensamento Mítico-Mágico, proporciona um conhecimento baseado em crenças mediadas através de símbolos do bem e do mal.
Corresponde à primeira forma de relacionamento do homem com o mundo que o rodeia e o seu objectivo é dar segurança e conforto ao homem.
O Homem criou crenças ideias e mitos para fazer frente, aos seus receios e medos.
Estas crenças são representadas por símbolos, templos, e feitiçarias.

Exemplos:



Mitologia Grega
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objectivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenómenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.



 


 


Sacrifícios humanos – Os Maias
A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualistas de seus ancestrais.







Stonehenge, o Templo do Deus Sol
 
Este monumento teria sido edificado como templo ao Deus Sol. Sua projecção pode dar uma visão melhor de fenómenos astronómicos como eclipses lunares e solares, Equinócios e Solstício. Todo Solstício de Verão o Sol se alinha com a pedra central dessa construção. Teria sido edificado com laboratório então? Não, os fenómenos astronómicos eram lembrados pelos povos antigos como sagrados. Olhe com ele era e com é hoje nas ilustrações: 
Sol sobre o Stonehenge, durante o solstício de inverno:




Nascer do Sol numa manhã de um solstício de verão: